Como já devia ser do conhecimento geral, tenho na secção de arquivos deste blog links para um só pdf com todas as versões 1 dos testes intermédios desde 2006.
Actualizei-o há pouco...
A versão mais recente é a versão 2 de 2014
(havia um erro no índice nas duas versões anteriores)
Adicionei também as resoluções de todas as versões 1 de todos os testes intermédios de Matemática A 11º, disponibilizadas pelo GAVE neste ficheiro.
Explicações de Matemática
por Carlos Paulo A. Freitas
domingo, 2 de março de 2014
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Um exercício de revisão
A imagem seguinte foi extraída de uma das minhas fichas de revisões para os alunos de 9º ano (clicar para ampliar ou ver uma imagem focada).

Para resolver este exercício é necessário recordar:
-Fórmula resolvente (9º ano)
-Equação reduzida da recta (8º ano)
-Função afim (8º ano)
-Teorema de Pitágoras (8º ano)
PS: Até ao final do período de transição, todas as minhas fichas continuarão a respeitar apenas a antiga grafia, salvo erros ortográficos e gramaticais, ou alguma gralha que passe na revisão. Após o período de transição logo se vê.

Para resolver este exercício é necessário recordar:
-Fórmula resolvente (9º ano)
-Equação reduzida da recta (8º ano)
-Função afim (8º ano)
-Teorema de Pitágoras (8º ano)
PS: Até ao final do período de transição, todas as minhas fichas continuarão a respeitar apenas a antiga grafia, salvo erros ortográficos e gramaticais, ou alguma gralha que passe na revisão. Após o período de transição logo se vê.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Horas, minutos e segundos... Graus, minutos e segundos
Hoje ofereço-vos uma explicação à borla...
Surgem-me frequentemente questões do tipo:
Como é que se converte 8.7h para horas e minutos?(ou graus para graus e minutos)
Aos alunos do 2º ciclo, respondo assim:
8.7h=8h+0.7h=8h+0.7×60min=8h42min
Se houver parte decimal nos minutos, essa parte é convertida em segundos pelo mesmo processo.
Aos do 3º ciclo que ainda não sabem fazer isto, faço utilizar a proporcionalidade directa (regra de 3 simples)
1 hora ----------- 60 min
0,7horas ----------- X
X=0,7×60 min /1=42 min
Portanto
8.7h=8h+0.7h=8h+42min=8h42min
Aos alunos do secundário, recém-chegados do 3º ciclo faço a mesma apresentação.
(No entanto, existe uma função na maioria das calculadoras científicas e gráficas actuais que faz isto automaticamente, também explico e mostro como se utiliza.)
Já agora, como é que se converte 1h 6min 36 seg para horas ("com parte decimal")?
R: 1h 6min 36 seg=1+6/60+36/3600=1,11h
Surgem-me frequentemente questões do tipo:
Como é que se converte 8.7h para horas e minutos?(ou graus para graus e minutos)
Aos alunos do 2º ciclo, respondo assim:
8.7h=8h+0.7h=8h+0.7×60min=8h42min
Se houver parte decimal nos minutos, essa parte é convertida em segundos pelo mesmo processo.
Aos do 3º ciclo que ainda não sabem fazer isto, faço utilizar a proporcionalidade directa (regra de 3 simples)
8.7h=8h+0.7h
0,7horas ----------- X
X=0,7×60 min /1=42 min
Aos alunos do secundário, recém-chegados do 3º ciclo faço a mesma apresentação.
(No entanto, existe uma função na maioria das calculadoras científicas e gráficas actuais que faz isto automaticamente, também explico e mostro como se utiliza.)
Já agora, como é que se converte 1h 6min 36 seg para horas ("com parte decimal")?
R: 1h 6min 36 seg=1+6/60+36/3600=1,11h
Etiquetas:
Duvidas comuns
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
NiuAleph 12
Há uns meses foi anunciado e publicitado um manual "gratuito" de Matemática A para o 12º Ano
Já passei os olhos pelo livro e não desgostei.
Partilho aqui um link para o site do livro.
http://niualeph.eu/
(pus gratuito entre aspas pois só a versão digital é gratuita, a versão impressa, faz todo o sentido que seja paga).
Parabéns aos autores pela iniciativa e pela coragem de trabalhar à borla.
Já passei os olhos pelo livro e não desgostei.
Partilho aqui um link para o site do livro.
http://niualeph.eu/
(pus gratuito entre aspas pois só a versão digital é gratuita, a versão impressa, faz todo o sentido que seja paga).
Parabéns aos autores pela iniciativa e pela coragem de trabalhar à borla.
domingo, 29 de setembro de 2013
Gavela de Saberes
No presente ano lectivo trabalharei com a Casa do Povo da Camacha no projecto "Gavela de Saberes".
Peço aos interessados em explicações comigo que, comecem por ver as modalidades disponíveis por lá.
Se estiverem interessados noutro tipo de explicações de Matemática que não estejam lá contemplados, podem e devem contactar-me preferencialmente pelo e-mail cpmathexplicagmail.com
Peço aos interessados em explicações comigo que, comecem por ver as modalidades disponíveis por lá.
Se estiverem interessados noutro tipo de explicações de Matemática que não estejam lá contemplados, podem e devem contactar-me preferencialmente pelo e-mail cpmathexplicagmail.com
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Agumas observações sobre as minhas explicações
NOTA: estas observações aplicam-se apenas às (minhas) cpmathexplicações e não a qualquer outro projecto onde eu esteja inserido. (Nesses projectos , os interessados devem consultar regulamentos próprios).
Nos meus muitos anos de explicador, vi coisas que não vi nos meus anos de professor.
Se forem ver às minhas páginas ou aos meus anuncios, eu nunca deixo nenhum dos meus números de telemóvel.
Peço sempre que me contactem primeiro por email ou skype (e mais recentemente via facebook), e só depois dou o meu telemóvel.
Outra coisa que aviso sempre é que recuso sempre "números privados" ou "números ocultos".
Assim evito brincadeiras e os chatos e insistentes tipos do telemarketing.
Quanto a preços... naturalmente, grupos pequenos têm preços mais altos que grupos grandes, e nos grupos grandes os alunos são seleccionados a dedo.
Para explicações individuais...bem, aqui há dois casos:
Se se pretende que as explicações sejam sempre individuais, há um preço.
Se as explicações são individuais por falta de mais alunos o preço é o normal do grupo em que o aluno estaria inserido.
Por outro lado, há que distinguir os alunos que apenas querem passar dos que querem ter boas notas.
A distinção é feita tendo os alunos em grupos distintos...
Qualquer outra dúvida pode ser esclarecida por contacto directo.
Nos meus muitos anos de explicador, vi coisas que não vi nos meus anos de professor.
Se forem ver às minhas páginas ou aos meus anuncios, eu nunca deixo nenhum dos meus números de telemóvel.
Peço sempre que me contactem primeiro por email ou skype (e mais recentemente via facebook), e só depois dou o meu telemóvel.
Outra coisa que aviso sempre é que recuso sempre "números privados" ou "números ocultos".
Assim evito brincadeiras e os chatos e insistentes tipos do telemarketing.
Quanto a preços... naturalmente, grupos pequenos têm preços mais altos que grupos grandes, e nos grupos grandes os alunos são seleccionados a dedo.
Para explicações individuais...bem, aqui há dois casos:
Se se pretende que as explicações sejam sempre individuais, há um preço.
Se as explicações são individuais por falta de mais alunos o preço é o normal do grupo em que o aluno estaria inserido.
Por outro lado, há que distinguir os alunos que apenas querem passar dos que querem ter boas notas.
A distinção é feita tendo os alunos em grupos distintos...
Qualquer outra dúvida pode ser esclarecida por contacto directo.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Explicações 2013/2014
Aproxima-se mais um ano lectivo.
Para evitar problemas do passado decidi fechar o antigo site.
O site por vezes ficava offline imenso tempo, chegando a impedir-me de fazer actualizações, ou simplesmente ficava offline por eu não colocar nada online por um mês.. o que até é normal em Agosto.
Em substituição, abri este blog, tambén alojado num espaço gratuito, mas que estará sempre online, ou pelo menos assim o espero.
De momento não tenho liberdade financeira para alugar uma sala de estudos ou uma sala para explicações no Funchal, portanto mantenho-me pela Camacha, mas aceito pedidos para explicações no Funchal, em sítios a combinar (por exemplo num café), e com um pequeno acréscimo no custo da explicação relativamente às explicações na Camacha.
Aqui no blog disponibilizarei documentação, exames, exercícios e propostas de exercícios.
A maioria do material disponibilizado será livre, mas alguns conteúdos estarão protegidos por password para uso exclusivo dos meus explicandos.
Aos interessados em explicações, aqui fica o meu contacto e-mail: cpmathexplica@gmail.com
(posso disponibilizar to meu telemovel 96 ou o 91, após o primeiro contacto por email ou facebook)
Desde já, deixo os meus sinceros desejos de bom ano lectivo.
Para evitar problemas do passado decidi fechar o antigo site.
O site por vezes ficava offline imenso tempo, chegando a impedir-me de fazer actualizações, ou simplesmente ficava offline por eu não colocar nada online por um mês.. o que até é normal em Agosto.
Em substituição, abri este blog, tambén alojado num espaço gratuito, mas que estará sempre online, ou pelo menos assim o espero.
De momento não tenho liberdade financeira para alugar uma sala de estudos ou uma sala para explicações no Funchal, portanto mantenho-me pela Camacha, mas aceito pedidos para explicações no Funchal, em sítios a combinar (por exemplo num café), e com um pequeno acréscimo no custo da explicação relativamente às explicações na Camacha.
Aqui no blog disponibilizarei documentação, exames, exercícios e propostas de exercícios.
A maioria do material disponibilizado será livre, mas alguns conteúdos estarão protegidos por password para uso exclusivo dos meus explicandos.
Aos interessados em explicações, aqui fica o meu contacto e-mail: cpmathexplica@gmail.com
(posso disponibilizar to meu telemovel 96 ou o 91, após o primeiro contacto por email ou facebook)
Desde já, deixo os meus sinceros desejos de bom ano lectivo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)