Explicações de Matemática
por Carlos Paulo A. Freitas
terça-feira, 3 de maio de 2016
(Geogebra)
Taxa média de variação e taxa de variação (instantânea): secante e tangente
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Por favor, respeitem os Direitos de Autor
Da última vez que comprei uma pen-drive, tinha discriminado na factura uma taxa associada à protecção de direitos de autor.
É um pouco ridículo tendo em conta o uso que lhe estou a dar. Na verdade eu sou o autor de quase todo o seu conteúdo. Só não sou autor do formato pdf, nem do formato otd, nem dos tipos de letra, do alfabeto etc... mas sou o autor dos documentos.
Duvido que o governo português contribua de alguma forma para o desenvolvimento desses formatos, portanto, na verdade, essa taxa é simplesmente um roubo.
Como eu está a maioria dos portugueses.
Comparada com a população de todo o país, penso que a população de piratas deve ser negligível.
Por outro, de vez em quando encontro documentos online que uso nas minhas explicações. Tenho sempre o cuidado de referir, ou deixar mesmo explícito no documento onde o obtive (os meus explicandos são minhas testemunhas).
Mais ainda, só por isso é que este blog existe! Como sempre obtive gratuitamente e beneficiei de algum material na internet, sinto-me na obrigação moral de também contribuir.
Embora, para já, ainda tenha pouca coisa, isto é um trabalho contínuo. Vai sendo feito à medida da minha disponibilidade informática e temporal.
No passado já vi plágios feios, de fichas de trabalho minhas, de programas de calculadoras meus (quando há bugs nesses programas, espero que quem plagiou faça o favor de os corrigir e não de me apontar o dedo, porque na maioria dos casos o "bug" deve-se ao plágio).
Recentemente, o autor do site e página do facebook "Recursos para Matemática" deixou online um desabafo (e com razão...) por ter conhecimento de situações de plágio do material que deixa disponível online.
Eu próprio, para além de material original meu, uso material dele e de outros, (como por exemplo do professor Roberto Oliveira, ou do professor Paulo Correia, só para nomear alguns), e acho muito reprovável não se referir a origem dos exercícios.
Conheço casos em que alunos foram expulsos de exames com consulta por terem levado fotocópias de um livro onde o autor do livro era professor da disciplina.
Tendo em conta que isso demonstra desprezo pelo autor, tenho de concordar com a atitude...
Se querem que eu continue o meu trabalho online, por favor, respeitem os direitos de autor.
É um pouco ridículo tendo em conta o uso que lhe estou a dar. Na verdade eu sou o autor de quase todo o seu conteúdo. Só não sou autor do formato pdf, nem do formato otd, nem dos tipos de letra, do alfabeto etc... mas sou o autor dos documentos.
Duvido que o governo português contribua de alguma forma para o desenvolvimento desses formatos, portanto, na verdade, essa taxa é simplesmente um roubo.
Como eu está a maioria dos portugueses.
Comparada com a população de todo o país, penso que a população de piratas deve ser negligível.
Por outro, de vez em quando encontro documentos online que uso nas minhas explicações. Tenho sempre o cuidado de referir, ou deixar mesmo explícito no documento onde o obtive (os meus explicandos são minhas testemunhas).
Mais ainda, só por isso é que este blog existe! Como sempre obtive gratuitamente e beneficiei de algum material na internet, sinto-me na obrigação moral de também contribuir.
Embora, para já, ainda tenha pouca coisa, isto é um trabalho contínuo. Vai sendo feito à medida da minha disponibilidade informática e temporal.
No passado já vi plágios feios, de fichas de trabalho minhas, de programas de calculadoras meus (quando há bugs nesses programas, espero que quem plagiou faça o favor de os corrigir e não de me apontar o dedo, porque na maioria dos casos o "bug" deve-se ao plágio).
Recentemente, o autor do site e página do facebook "Recursos para Matemática" deixou online um desabafo (e com razão...) por ter conhecimento de situações de plágio do material que deixa disponível online.
Eu próprio, para além de material original meu, uso material dele e de outros, (como por exemplo do professor Roberto Oliveira, ou do professor Paulo Correia, só para nomear alguns), e acho muito reprovável não se referir a origem dos exercícios.
Conheço casos em que alunos foram expulsos de exames com consulta por terem levado fotocópias de um livro onde o autor do livro era professor da disciplina.
Tendo em conta que isso demonstra desprezo pelo autor, tenho de concordar com a atitude...
Se querem que eu continue o meu trabalho online, por favor, respeitem os direitos de autor.
Etiquetas:
Direitos de autor,
plágio
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Versões...
Todos os anos acabo por passar programas de calculadora originais para os meus explicandos. Os programas em si não substituem o estudo regular, mas podem fazer a diferença em problemas de escolha múltipla ou mesmo no estudo.
Embora muitos dos programas estejam assinados e com a data da versão mais recente...
Alguns não indicam absolutamente nada... nem quem os criou (ou seja, eu!).
Assim hoje partilho as datas das primeiras versões de alguns dos programas que partilhei no ano lectivo 2014/2015 a alunos do secundário:
PS: Não me peçam programas. Tenho algumas versões disponíveis aqui no blog, mas até ao dia em que as disponibilize online, as outras estão disponíveis apenas para os meus explicandos.
Também já me apareceram alunos com versões modificadas e com erros(!) dos meus programas...
Quem os anda a modificar podia simplesmente deixá-los como estão e respeitar o autor original.
(Percebem agora porque não partilho tudo online?)
Embora muitos dos programas estejam assinados e com a data da versão mais recente...
Alguns não indicam absolutamente nada... nem quem os criou (ou seja, eu!).
Assim hoje partilho as datas das primeiras versões de alguns dos programas que partilhei no ano lectivo 2014/2015 a alunos do secundário:
| Programa | Screenshot ou animação | data original |
|---|---|---|
| AlemLim | ![]() | 1994 |
| AuxRecta | - | 2014 |
| Batalha | ![]() | 1999 |
| BiNewton | ![]() | 2001 |
| CalenDia | - | 1997 |
| CalcMen | ![]() | 1998 |
| CPMissil | ![]() | 1994 |
| Dfpr | ![]() | 1994 |
| EqRct.Tg |
![]() | 1995 |
| G-Normal |
![]() | 1998 |
| LinPascal | ![]() | 1994 |
| Mediador | - | 2002 |
| Mediatri | ![]() | 2002 |
| Octantes | - | 2014 |
| Planos | - | 2015 |
| Quadratic | - | 1995 |
| Ruffini | ![]() | 1995 |
| Tmv | - | 1994 |
| Trigonom | ![]() | 1994 |
PS: Não me peçam programas. Tenho algumas versões disponíveis aqui no blog, mas até ao dia em que as disponibilize online, as outras estão disponíveis apenas para os meus explicandos.
Também já me apareceram alunos com versões modificadas e com erros(!) dos meus programas...
Quem os anda a modificar podia simplesmente deixá-los como estão e respeitar o autor original.
(Percebem agora porque não partilho tudo online?)
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Calculadoras antigas nas aulas actuais...
|
Muitas vezes os meus explicandos usam calculadoras que já não são "topo de gama". Bem, eu próprio tenho calculadoras que já não são topo de gama. Muitos dos programas que por vezes lhes passo são evoluções de programas escritos inicialmente para máquinas ainda mais antigas. Aqui ao lado tenho uma CASIO AFX 2.0 Plus (Não é permitida nos exames nacionais do ensino secundário por ter um menu CAS). Eu tenho uma e uso-a regularmente. A animação está a correr um programa que ilustra o triângulo de Pascal (esta versão do programa também corre numa FX1.0 plus). A nova secção de calculadoras deste blog apresentará animações mais ou menos como esta, bastando ao utilizador seleccionar o programa na lista. Tendo em conta que já dou explicações há cerca de 20 anos, como devem imaginar, tenho uma bela lista de programas. Alguns, muito simples estão partilhados em pdf na minha google drive. (Há um link no meu site pessoal) Outros, estão partilhados aqui no blog, na versão actual da secção de calculadoras. No passado, já mostrei algumas animações de alguns destes programas, convertidos para máquinas actuais. Para calculadoras Texas Instruments, em português, para já sugiro uma visita ao site do professor Paulo Correia. (Atenção, eu possuo calculadoras TEXAS INSTRUMENTS, mas neste momento estão mesmo todas avariadas... Tenho backups de alguns dos programas, e eventualmente um dia partilhá-los-ei). Quanto ao "Triângulo de Pascal", os alunos de 12º que ainda não o conhecem, conhecê-lo-ão em breve. Necessidade de um programa para isto, na verdade não há, por isso, raramente passo esta versão aos meus explicandos. Normalmente passo uma mais pequena, normalmente programada em segundos enquanto resolvem um exercício. |
Quando o modelo de calculadora gráfica interfere na nota do aluno, eu fico incomodado.
Nem todos conseguem comprar uma calculadora topo de gama (ou mesmo pagar explicações...)
Aliás, uma calculadora devia ser vista como instrumento de apoio, e não interferir...
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Lógica - 10º ano
Memorizando tabelas de verdade
Com a entrada em vigor dos novos programas, por forma a apoiar os alunos a memorizar as "tabuadas lógicas", um dos programas para calculadora (sim, muito mais do que um) que acabei por desenvolver com um sucesso ligeiramente superior ao esperado foi o programa "Cálculo Lógico".
Deixo-vos hoje com uma animação da versão mais recente para máquinas CASIO fx-CG20.
A versão anterior neste momento está nas calculadoras dos meus explicandos e eventualmente um dia acabará online num dos meus sites/blogs...(neste momento estou a redesenhar a secção de calculadoras deste blog, e em breve a nova versão da secção estará disponível)
Esta nova versão, para já pode ser instalada nas máquinas dos meus explicandos de 10º que estejam interessados (mas penso que não há necessidade pois já todos sabem)
Até me lembrar a carregar pilhas não há novos programas para esta máquina.
Quanto a formulários, todos os alunos ou têm um fornecido pelos seus professores ou fizeram um próprio seu.
Deixo-vos hoje com uma animação da versão mais recente para máquinas CASIO fx-CG20.
A versão anterior neste momento está nas calculadoras dos meus explicandos e eventualmente um dia acabará online num dos meus sites/blogs...(neste momento estou a redesenhar a secção de calculadoras deste blog, e em breve a nova versão da secção estará disponível)
Esta nova versão, para já pode ser instalada nas máquinas dos meus explicandos de 10º que estejam interessados (mas penso que não há necessidade pois já todos sabem)
Até me lembrar a carregar pilhas não há novos programas para esta máquina.
Quanto a formulários, todos os alunos ou têm um fornecido pelos seus professores ou fizeram um próprio seu.
Etiquetas:
Matemática A - 10º ano
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Tecno-coiso-logia
Não sou o maior fã do uso abusivo de calculadoras.
Vou começar por sugerir a leitura de
http://cpaulof2.blogspot.pt/2011/10/calculadoras-e-o-calculo-mental-i.html
no meu blog carlospaulices no século XXI (isto porque assim dou oportunidade a outro Carlos Paulo de ter carlospaulices noutros séculos)
Nesse post falta uma animação, que desde 2011 "desapareceu". Estava no meu antigo site de explicações, que tive de fechar. Assim que a reencontrar nos meus arquivos volto a por online.
Durante um ano lectivo costumo escrever e fornecer vários programas para os vários modelos de calculadoras que os alunos me trazem, sempre por forma a ajudar a aprendizagem, ou a conferir resultados (isso de resolver passo por passo, numa calculadora que pode ser utilizada em exames está fora de questão).
Alguns programas são seleccionados para ser postos online, e outros são exclusivos para os meus alunos (por exemplo nas máquinas a cores poucos alunos estão muito dispostos a distribuir software com a sua foto, e em algumas é mesmo possível fazer um programa deixar de funcionar se não estiver na calculadora com o número de série certo).
Saber usar uma calculadora é muito diferente de saber Matemática, e as pessoas hoje em dia confundem as duas coisas.
Bem, há 20 anos eu sabia usar e programar calculadoras e computadores e houve idiotas que me confundiram com um informático (sinto-me simpático hoje, deixem lá a palavra idiotas ficar no sítio).
Na verdade há muita coisa nos actuais programas do secundário onde se utiliza a tecnologia, mas esta é dispensável. Por alguns professores se terem "apaixonado" pela tecnologia, não significa que esta seja mesmo necessária.
Ainda hoje me revolta a obrigatoriedade do uso de calculadoras gráficas no ensino secundário.
Se facilitam muita coisa? Claro que sim. Mas daí a torná-las indispensáveis ou mesmo obrigatórias...
E nem vou falar de software proprietário!
Assim tenho de olhar com bons olhos, temas como a lógica no 10º ano ou a axiomática de probabilidades no 12º, por obrigarem os alunos a um tipo de raciocínio diferente daquele a que estão habituados.
(Atenção, eu sei dar uso legítimo à calculadora nessas áreas, como alguns dos meus explicandos poderão confirmar, ou como já viram por cá neste blog quando mostrei um programa "tabelas de verdade", mas será mesmo mesmo necessário? )
Usem a tecnologia, sim, mas sem abusos, e mostrando também como abordar os problemas sem recorrer a ela... (por exemplo, eu hoje estou a sobreviver em Windows sem touchscreen, touchpad ou rato..)
Vou começar por sugerir a leitura de
http://cpaulof2.blogspot.pt/2011/10/calculadoras-e-o-calculo-mental-i.html
no meu blog carlospaulices no século XXI (isto porque assim dou oportunidade a outro Carlos Paulo de ter carlospaulices noutros séculos)
Nesse post falta uma animação, que desde 2011 "desapareceu". Estava no meu antigo site de explicações, que tive de fechar. Assim que a reencontrar nos meus arquivos volto a por online.
Durante um ano lectivo costumo escrever e fornecer vários programas para os vários modelos de calculadoras que os alunos me trazem, sempre por forma a ajudar a aprendizagem, ou a conferir resultados (isso de resolver passo por passo, numa calculadora que pode ser utilizada em exames está fora de questão).
Alguns programas são seleccionados para ser postos online, e outros são exclusivos para os meus alunos (por exemplo nas máquinas a cores poucos alunos estão muito dispostos a distribuir software com a sua foto, e em algumas é mesmo possível fazer um programa deixar de funcionar se não estiver na calculadora com o número de série certo).
Saber usar uma calculadora é muito diferente de saber Matemática, e as pessoas hoje em dia confundem as duas coisas.
Bem, há 20 anos eu sabia usar e programar calculadoras e computadores e houve idiotas que me confundiram com um informático (sinto-me simpático hoje, deixem lá a palavra idiotas ficar no sítio).
Na verdade há muita coisa nos actuais programas do secundário onde se utiliza a tecnologia, mas esta é dispensável. Por alguns professores se terem "apaixonado" pela tecnologia, não significa que esta seja mesmo necessária.
Ainda hoje me revolta a obrigatoriedade do uso de calculadoras gráficas no ensino secundário.
Se facilitam muita coisa? Claro que sim. Mas daí a torná-las indispensáveis ou mesmo obrigatórias...
E nem vou falar de software proprietário!
Assim tenho de olhar com bons olhos, temas como a lógica no 10º ano ou a axiomática de probabilidades no 12º, por obrigarem os alunos a um tipo de raciocínio diferente daquele a que estão habituados.
(Atenção, eu sei dar uso legítimo à calculadora nessas áreas, como alguns dos meus explicandos poderão confirmar, ou como já viram por cá neste blog quando mostrei um programa "tabelas de verdade", mas será mesmo mesmo necessário? )
Usem a tecnologia, sim, mas sem abusos, e mostrando também como abordar os problemas sem recorrer a ela... (por exemplo, eu hoje estou a sobreviver em Windows sem touchscreen, touchpad ou rato..)
Etiquetas:
Calculadoras
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Um Slideshow na Casio fx-CG20
Continuando a investigar optimizações para os programas BASIC para a Casio fx-CG20, decidi escrever este pequeno programa para visualizar como apresentação de diapositivos, as imagens que a CASIO actualmente envia com as calculadoras no formato .g3p
Giro não é?
Alguém está interessado no programa? Se sim que se pronuncie por aqui que eu depois partilho. Se não houver interessados, bem, já viram as imagens!
Até amanhã.
PS: ver isto
Giro não é?
Alguém está interessado no programa? Se sim que se pronuncie por aqui que eu depois partilho. Se não houver interessados, bem, já viram as imagens!
Até amanhã.
PS: ver isto
Subscrever:
Mensagens (Atom)













