| Ano | Enunciado | Critérios | Resolução |
|---|---|---|---|
| 12o Matemática A | Critérios (VT) | Raiz Editora (prof. José Carlos Pereira) | |
| 11o Matemática B |
Critérios (VT) | ||
| 9o Matemática |
Critérios (VT) | ||
| 5o Matemática | Critérios |
Explicações de Matemática
por Carlos Paulo A. Freitas
sexta-feira, 24 de junho de 2016
1ª Fase 2015/2016
No presente ano lectivo, não vou deixar a minha resolução do exame nacional de Matemática A, como fiz no ano passado (atenção, eu tenho comigo uma resolução correcta feita por mim assim que uma das minhas alunas de 12º me trouxe um exame). Farei como fiz na segunda fase do ano passado, deixarei links para resoluções ou da APM, ou da SPM, ou do professor José Carlos da Silva Pereira
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Sucessões de imagens
Hoje partilho screenshots de um programa para calculadoras CASIO que desenha algumas sucessões de imagens. Partilho neste mesmo post versões do programa para máquinas CASIO Fx 1.0/Algebra fx 2.0 (modelos normais e também plus), fx-9860 G (e GII), e fx-CG10 / fx-CG20.
(Ver final do post)
Estes screenshots foram obtidos com a função Capture da máquina CG20.
Calculadoras Casio
| Fx1.0 Algebra Fx2.0 Fx 1.0plus Algebra Fx 2.0plus | fx-9860G fx-9860GII fx-9860G-SD fx-9860GII-SD ... | fx-CG10 fx-CG20 |
|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
Calculadoras Texas Instruments
Em breve... para TI-83plus/TI84, e TI nSpire CX.
Etiquetas:
Algebra FX 2.0,
Casio,
CG10/20,
Fx-9860 GII
terça-feira, 3 de maio de 2016
(Geogebra)
Taxa média de variação e taxa de variação (instantânea): secante e tangente
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Por favor, respeitem os Direitos de Autor
Da última vez que comprei uma pen-drive, tinha discriminado na factura uma taxa associada à protecção de direitos de autor.
É um pouco ridículo tendo em conta o uso que lhe estou a dar. Na verdade eu sou o autor de quase todo o seu conteúdo. Só não sou autor do formato pdf, nem do formato otd, nem dos tipos de letra, do alfabeto etc... mas sou o autor dos documentos.
Duvido que o governo português contribua de alguma forma para o desenvolvimento desses formatos, portanto, na verdade, essa taxa é simplesmente um roubo.
Como eu está a maioria dos portugueses.
Comparada com a população de todo o país, penso que a população de piratas deve ser negligível.
Por outro, de vez em quando encontro documentos online que uso nas minhas explicações. Tenho sempre o cuidado de referir, ou deixar mesmo explícito no documento onde o obtive (os meus explicandos são minhas testemunhas).
Mais ainda, só por isso é que este blog existe! Como sempre obtive gratuitamente e beneficiei de algum material na internet, sinto-me na obrigação moral de também contribuir.
Embora, para já, ainda tenha pouca coisa, isto é um trabalho contínuo. Vai sendo feito à medida da minha disponibilidade informática e temporal.
No passado já vi plágios feios, de fichas de trabalho minhas, de programas de calculadoras meus (quando há bugs nesses programas, espero que quem plagiou faça o favor de os corrigir e não de me apontar o dedo, porque na maioria dos casos o "bug" deve-se ao plágio).
Recentemente, o autor do site e página do facebook "Recursos para Matemática" deixou online um desabafo (e com razão...) por ter conhecimento de situações de plágio do material que deixa disponível online.
Eu próprio, para além de material original meu, uso material dele e de outros, (como por exemplo do professor Roberto Oliveira, ou do professor Paulo Correia, só para nomear alguns), e acho muito reprovável não se referir a origem dos exercícios.
Conheço casos em que alunos foram expulsos de exames com consulta por terem levado fotocópias de um livro onde o autor do livro era professor da disciplina.
Tendo em conta que isso demonstra desprezo pelo autor, tenho de concordar com a atitude...
Se querem que eu continue o meu trabalho online, por favor, respeitem os direitos de autor.
É um pouco ridículo tendo em conta o uso que lhe estou a dar. Na verdade eu sou o autor de quase todo o seu conteúdo. Só não sou autor do formato pdf, nem do formato otd, nem dos tipos de letra, do alfabeto etc... mas sou o autor dos documentos.
Duvido que o governo português contribua de alguma forma para o desenvolvimento desses formatos, portanto, na verdade, essa taxa é simplesmente um roubo.
Como eu está a maioria dos portugueses.
Comparada com a população de todo o país, penso que a população de piratas deve ser negligível.
Por outro, de vez em quando encontro documentos online que uso nas minhas explicações. Tenho sempre o cuidado de referir, ou deixar mesmo explícito no documento onde o obtive (os meus explicandos são minhas testemunhas).
Mais ainda, só por isso é que este blog existe! Como sempre obtive gratuitamente e beneficiei de algum material na internet, sinto-me na obrigação moral de também contribuir.
Embora, para já, ainda tenha pouca coisa, isto é um trabalho contínuo. Vai sendo feito à medida da minha disponibilidade informática e temporal.
No passado já vi plágios feios, de fichas de trabalho minhas, de programas de calculadoras meus (quando há bugs nesses programas, espero que quem plagiou faça o favor de os corrigir e não de me apontar o dedo, porque na maioria dos casos o "bug" deve-se ao plágio).
Recentemente, o autor do site e página do facebook "Recursos para Matemática" deixou online um desabafo (e com razão...) por ter conhecimento de situações de plágio do material que deixa disponível online.
Eu próprio, para além de material original meu, uso material dele e de outros, (como por exemplo do professor Roberto Oliveira, ou do professor Paulo Correia, só para nomear alguns), e acho muito reprovável não se referir a origem dos exercícios.
Conheço casos em que alunos foram expulsos de exames com consulta por terem levado fotocópias de um livro onde o autor do livro era professor da disciplina.
Tendo em conta que isso demonstra desprezo pelo autor, tenho de concordar com a atitude...
Se querem que eu continue o meu trabalho online, por favor, respeitem os direitos de autor.
Etiquetas:
Direitos de autor,
plágio
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Versões...
Todos os anos acabo por passar programas de calculadora originais para os meus explicandos. Os programas em si não substituem o estudo regular, mas podem fazer a diferença em problemas de escolha múltipla ou mesmo no estudo.
Embora muitos dos programas estejam assinados e com a data da versão mais recente...
Alguns não indicam absolutamente nada... nem quem os criou (ou seja, eu!).
Assim hoje partilho as datas das primeiras versões de alguns dos programas que partilhei no ano lectivo 2014/2015 a alunos do secundário:
PS: Não me peçam programas. Tenho algumas versões disponíveis aqui no blog, mas até ao dia em que as disponibilize online, as outras estão disponíveis apenas para os meus explicandos.
Também já me apareceram alunos com versões modificadas e com erros(!) dos meus programas...
Quem os anda a modificar podia simplesmente deixá-los como estão e respeitar o autor original.
(Percebem agora porque não partilho tudo online?)
Embora muitos dos programas estejam assinados e com a data da versão mais recente...
Alguns não indicam absolutamente nada... nem quem os criou (ou seja, eu!).
Assim hoje partilho as datas das primeiras versões de alguns dos programas que partilhei no ano lectivo 2014/2015 a alunos do secundário:
| Programa | Screenshot ou animação | data original |
|---|---|---|
| AlemLim | ![]() | 1994 |
| AuxRecta | - | 2014 |
| Batalha | ![]() | 1999 |
| BiNewton | ![]() | 2001 |
| CalenDia | - | 1997 |
| CalcMen | ![]() | 1998 |
| CPMissil | ![]() | 1994 |
| Dfpr | ![]() | 1994 |
| EqRct.Tg |
![]() | 1995 |
| G-Normal |
![]() | 1998 |
| LinPascal | ![]() | 1994 |
| Mediador | - | 2002 |
| Mediatri | ![]() | 2002 |
| Octantes | - | 2014 |
| Planos | - | 2015 |
| Quadratic | - | 1995 |
| Ruffini | ![]() | 1995 |
| Tmv | - | 1994 |
| Trigonom | ![]() | 1994 |
PS: Não me peçam programas. Tenho algumas versões disponíveis aqui no blog, mas até ao dia em que as disponibilize online, as outras estão disponíveis apenas para os meus explicandos.
Também já me apareceram alunos com versões modificadas e com erros(!) dos meus programas...
Quem os anda a modificar podia simplesmente deixá-los como estão e respeitar o autor original.
(Percebem agora porque não partilho tudo online?)
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Calculadoras antigas nas aulas actuais...
|
Muitas vezes os meus explicandos usam calculadoras que já não são "topo de gama". Bem, eu próprio tenho calculadoras que já não são topo de gama. Muitos dos programas que por vezes lhes passo são evoluções de programas escritos inicialmente para máquinas ainda mais antigas. Aqui ao lado tenho uma CASIO AFX 2.0 Plus (Não é permitida nos exames nacionais do ensino secundário por ter um menu CAS). Eu tenho uma e uso-a regularmente. A animação está a correr um programa que ilustra o triângulo de Pascal (esta versão do programa também corre numa FX1.0 plus). A nova secção de calculadoras deste blog apresentará animações mais ou menos como esta, bastando ao utilizador seleccionar o programa na lista. Tendo em conta que já dou explicações há cerca de 20 anos, como devem imaginar, tenho uma bela lista de programas. Alguns, muito simples estão partilhados em pdf na minha google drive. (Há um link no meu site pessoal) Outros, estão partilhados aqui no blog, na versão actual da secção de calculadoras. No passado, já mostrei algumas animações de alguns destes programas, convertidos para máquinas actuais. Para calculadoras Texas Instruments, em português, para já sugiro uma visita ao site do professor Paulo Correia. (Atenção, eu possuo calculadoras TEXAS INSTRUMENTS, mas neste momento estão mesmo todas avariadas... Tenho backups de alguns dos programas, e eventualmente um dia partilhá-los-ei). Quanto ao "Triângulo de Pascal", os alunos de 12º que ainda não o conhecem, conhecê-lo-ão em breve. Necessidade de um programa para isto, na verdade não há, por isso, raramente passo esta versão aos meus explicandos. Normalmente passo uma mais pequena, normalmente programada em segundos enquanto resolvem um exercício. |
Quando o modelo de calculadora gráfica interfere na nota do aluno, eu fico incomodado.
Nem todos conseguem comprar uma calculadora topo de gama (ou mesmo pagar explicações...)
Aliás, uma calculadora devia ser vista como instrumento de apoio, e não interferir...
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























