Explicações de Matemática
por Carlos Paulo A. Freitas
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Feliz 2017
O ano mudou, espero que toda a gente tenha tido férias e conseguido recarregar baterias para o segundo trimestre.
No meu caso, recomeço num estado gripal.
Isso de resoluções de ano novo... são tretas que as pessoas inventaram e usam como desculpa para tentar recomeçar.
Na verdade a experiência tem me mostrado que as pessoas só mudam quando são obrigadas a isso ou quando há alterações significativas nas suas vidas ("1ª lei de Newton" :) ).
No meu caso, o que há 'de novo' são impostos mais altos para pagar.
É um daqueles maus hábitos dos nossos governos, ano após ano, seja lá de que partido for.
Se 2017 trouxer novas atitudes e com isso melhores resultados... força.
Caso contrário... não se enganem a si próprios!
Recordo aquela velha frase:
"O único sítio onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário."
Ok, não é bem verdade...por exemplo na própria frase, sucesso também vem antes de trabalho...
Mas o que conta é a intenção: trabalhem para atingir os vossos objectivos, e com eles o sucesso e tenham um excelente 2017!
No meu caso, recomeço num estado gripal.
Isso de resoluções de ano novo... são tretas que as pessoas inventaram e usam como desculpa para tentar recomeçar.
Na verdade a experiência tem me mostrado que as pessoas só mudam quando são obrigadas a isso ou quando há alterações significativas nas suas vidas ("1ª lei de Newton" :) ).
No meu caso, o que há 'de novo' são impostos mais altos para pagar.
É um daqueles maus hábitos dos nossos governos, ano após ano, seja lá de que partido for.
Se 2017 trouxer novas atitudes e com isso melhores resultados... força.
Caso contrário... não se enganem a si próprios!
Recordo aquela velha frase:
"O único sítio onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário."
Ok, não é bem verdade...por exemplo na própria frase, sucesso também vem antes de trabalho...
Mas o que conta é a intenção: trabalhem para atingir os vossos objectivos, e com eles o sucesso e tenham um excelente 2017!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
Resolução de Triângulos em calculadoras (III)
Como prenda de Natal e final de ano partilho aqui o programa de resolução de triângulos para calculadoras CASIO fx-9860 GII (e GI actualizadas ao máximo possível) e fx-CG20
Inicialmente partilhada só na página do facebook, agora é 100% público, e adicionei um manual de instruções que pode ser útil, nem que seja para aprender um truque...
Boas Festas!
Inicialmente partilhada só na página do facebook, agora é 100% público, e adicionei um manual de instruções que pode ser útil, nem que seja para aprender um truque...
| Manual | .g1m | .g3m |
Boas Festas!
Etiquetas:
Casio,
CG10/20,
Fx-9860 GII,
Matemática A - 11º ano
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
2 pontos 2.1 Casio fx-CG20 & fx-9860GII
Para já este programa é exclusivo para os meus explicandos.
Peço aos explicandos que tenham uma versão anterior (o menu é diferente) que actualizem este programa numa das explicações de Dezembro ou Janeiro.
Os que têm uma máquina 9860GII, certifiquem-se que a opção 2D ,7 é "Circunferências", caso contrário também também devem pedir actualização.
Este programa não está disponível para máquinas que não possuam explicitamente vectores. (sistemas com versão acima ou iguais ao 2.00)
(A quem tem máquinas 9860, 9860GII e fx-CG10 ou CG20: Actualizem e mantenham actualizado o sistema operativo das calculadoras.)
Peço aos explicandos que tenham uma versão anterior (o menu é diferente) que actualizem este programa numa das explicações de Dezembro ou Janeiro.
Os que têm uma máquina 9860GII, certifiquem-se que a opção 2D ,7 é "Circunferências", caso contrário também também devem pedir actualização.
Este programa não está disponível para máquinas que não possuam explicitamente vectores. (sistemas com versão acima ou iguais ao 2.00)
(A quem tem máquinas 9860, 9860GII e fx-CG10 ou CG20: Actualizem e mantenham actualizado o sistema operativo das calculadoras.)
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Padrões indesejados.
Desde há alguns anos que na tabela de preços tenho a observação:
A ideia de explicações é de servir de complemento às aulas e não 'substituição' das mesmas. Com base nessa crença, eu não 'dou aulas'.
Um aluno que me chegue constantemente tarde, que não demonstre trabalho nem estudo, prefere conversar (sobre outros assuntos) em vez de trabalhar, com notas baixas (tipicamente abaixo de 7), por mim não tem direito aos 3 tempos semanais e muito menos a explicações individuais (nem por 500€/hora)
De cada tempo de duas horas, uma hora e meia tem de ser necessariamente rentável.
Os encarregados de educação que não me venham com histórias: Se o aluno não quer trabalhar, por mim pode mudar de explicador-não me cabe a mim obrigar alguém a trabalhar!
Como já escrevi uma vez, explicações não são para quem precisa: são para quem quer.
Mas parece-me que ultimamente tenho de recordar isso às pessoas.
Desde 2004 que não perco alunos de 11º/12º para outros explicadores, mas cheira-me que neste ano tenho quem não tenha percebido o recado... e não, a culpa não é nem do programa, nem do professor da escola...
No caso do 12º, recordo que este (2016/2017) é último ano com os actuais programas, e se o que tem se passado com os alunos de 10º e 11º que têm tido a infelicidade de repetir Matemática é indicador, no próximo ano lectivo repetir o 12º implicará ser inserido numa turma com os nos novos programas...com colegas que já tiveram os novos 10º e 11º.
Neste regime de explicações é expressamente necessário que cada aluno ganhe o hábito de trabalhar sozinho, ou a única altura
em que o faz será nos testes.
Assim, os 3 tempos semanais (6 horas!!!) serão alvo de uma apreciação prévia, e nunca serão dados a alunos que não demonstrem trabalho fora do horário de aulas/explicações!
Penso que a frase diz tudo, e não estou a brincar.Assim, os 3 tempos semanais (6 horas!!!) serão alvo de uma apreciação prévia, e nunca serão dados a alunos que não demonstrem trabalho fora do horário de aulas/explicações!
A ideia de explicações é de servir de complemento às aulas e não 'substituição' das mesmas. Com base nessa crença, eu não 'dou aulas'.
Um aluno que me chegue constantemente tarde, que não demonstre trabalho nem estudo, prefere conversar (sobre outros assuntos) em vez de trabalhar, com notas baixas (tipicamente abaixo de 7), por mim não tem direito aos 3 tempos semanais e muito menos a explicações individuais (nem por 500€/hora)
De cada tempo de duas horas, uma hora e meia tem de ser necessariamente rentável.
Os encarregados de educação que não me venham com histórias: Se o aluno não quer trabalhar, por mim pode mudar de explicador-não me cabe a mim obrigar alguém a trabalhar!
Como já escrevi uma vez, explicações não são para quem precisa: são para quem quer.
Mas parece-me que ultimamente tenho de recordar isso às pessoas.
Desde 2004 que não perco alunos de 11º/12º para outros explicadores, mas cheira-me que neste ano tenho quem não tenha percebido o recado... e não, a culpa não é nem do programa, nem do professor da escola...
No caso do 12º, recordo que este (2016/2017) é último ano com os actuais programas, e se o que tem se passado com os alunos de 10º e 11º que têm tido a infelicidade de repetir Matemática é indicador, no próximo ano lectivo repetir o 12º implicará ser inserido numa turma com os nos novos programas...com colegas que já tiveram os novos 10º e 11º.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







