\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Ossos do ofício

Copiado do blog CarlosPaulices no século XXI

Embora compreenda perfeitamente estas proporções...

...eu preciso de mais alunos!
Qualidade do meu trabalho? Podem consultar o blog


Se não têm conhecimentos suficientes para dar opiniões, partilho as de outros profissionais no meu facebook:


Autores de livros...

Ou programas de televisão/youtube


Já tenho uma longa e vasta experiência
Infelizmente, há umas coisas que não faço, nem vou fazer:
  • Substituir o professor da sala de aula.
  • Obrigar os explicandos a trabalhar. Se não querem trabalhar, sugiro que não procurem um explicador, mas pensem seriamente na vida, em vez de dizerem mal de professores e explicadores. Se por acaso alguém tentou dar má fama a mim ou ao meu trabalho... volte a ler este ponto (e certifique-se que tinham contas em dia).
  • Sobre preços:
    A minha formação não foi gratuita, foi-me bem cara! Até custou a minha saúde...
    Eu passo recibos! Estou colectado!
    Antes que pensem em dar-me calotes com a desculpa "ele recebe da escola" - Já tentaram!
    Neste momento não trabalho em escolas (nem estou interessado... mas já dei aulas no ensino superior)
    E como eu trabalho principalmente com grupos pequenos, em certas alturas do ano as contas conseguem ficar bem complicadas...
Se vens para trabalhar a sério, complementar o trabalho feito pelo teu professor, com boa disposição... sê bem vindo!


PS: Outras pessoas que queiram juntar o seu testemunho são igualmente bem vindas!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sugestões de livros para o 3º ciclo e ensino secundário 2017/2018

Os livros que se seguem são livros que podem ser sugeridos aos alunos que pretendam trabalhar com um apoio extra (em Portugal) mesmo sem recorrer a explicações.
Esta página estará disponível até ao final do presente ano lectivo a partir do menu Livros/sugestões, por baixo do título da página.
Quanto aos livros recomendados, esta lista não é exaustiva e pode aumentar ao longo do ano.

Como habitualmente, aos alunos que frequentam as minhas explicações, não exijo qualquer material extra a não ser o que eu próprio forneço.
Algumas observações relativas a Matemática A, 12º:
Aos alunos que frequentam o 12º, sugiro que adquiram um livro de preparação para exames.
No entanto, neste ano temos uma situação diferente: o programa de 12º mudou!
O exame vai incidir sobre os conteúdos comuns ao actual e anterior programas
Assim sendo:
  • Aos alunos que tencionam ir a exame como alunos autopropostos ("Alunos externos"), sem frequentar aulas ou explicações, sugiro que utilizem um dos livros de preparação para exames dos anos anteriores, de preferência produzido entre 2014 e 2017, mas que se informem sobre quais são esses conteúdos comuns, para saber para onde devem direccionar o estudo. [quando e se me for possível partilho essa informação aqui]
  • Aos repetentes que voltam a se inscrever no 12º, eu sugiro que resolvam os livros de exercícios ('cadernos de actividades') que acompanham os vossos manuais, ou, visto que são vendidos em separado,se preferirem, de outro manual adoptado noutra escola, e um livro específico de preparação para exames de 2018. Atenção que, como várias coisas mudaram desde o ano passado devem esclarecer todas as dúvidas com os vossos professores ou explicadores (e esperemos que não se contradigam)
  • Aos alunos que frequentam o 12º pela primeira vez deixo a mesma recomendação que fiz aos alunos repetentes , mas penso que devem ter menos dúvidas que os repetentes.
Para já, no presente ano lectivo, recomendo fortemente o livro da raiz editora aos meus explicandos de 12º que queiram tentar chegar ao 17-20. [Ainda não vi os outros...]

AnolivroTítuloautor(es)Edição/AnoEditora
Matemática
Preparar os Testes
Ana Gabriela Moreira
Gabriela Rodrigues Armelim
com a colaboração de
Maria João Vieira
Sónia Barbosa
2ª Edição/2014
(Atenção, não recomendo as versões anteriores a 2013)
Texto Editores
Ases da Matemática - 8.º Ano???Edição mais recente :
05-2016
Porto Editora
10ºPreparação para o Exame Final Nacional - Matemática A - 10.º Ano???Edição 2015
Atenção ao material disponível em http://www.escolavirtual.pt/
Porto Editora
10ºMatemática
Preparar os Testes
(METAS CURRICULARES - programa novo)
Roberto Oliveira1ª Edição/2015 Texto Editores
11ºMatemática
Preparar os Testes
(METAS CURRICULARES - programa novo)
Roberto Oliveira1ª Edição/2016 Texto Editores
12ºPreparar o Exame 2018 - Matemática A - 12.º Ano

OBS:
Atenção à ERRATA
Ana Sofia Martins
Helena Salomé
Liliana dos Prazeres Silva
José Carlos da Silva Pereira
Edição de 2017 Raiz Editora
12ºPreparar o Exame 12 - Matemática A - 12.º Ano
Roberto OliveiraEdição de 2017 Texto Editores
Como sempre, faço notar que não recebo qualquer tipo de comissão sobre a venda destes livros, nem sequer tenho qualquer desconto na compra deles porque sendo apenas explicador, ou seja, não estando colocado numa escola, as editoras "não me reconhecem" como professor...
Simplesmente passei os olhos com algum cuidado em cada um deles e merecem a minha aprovação.
Se conhece outros livros igualmente bons, ou melhores na sua opinião, envie-me uma sugestão, eu consulto o livro assim que me for possível (por exemplo num hipermercado ou numa Fnac ou numa Bertrand...) e se eu concordar que é um bom livro, terei todo o prazer em juntá-lo aqui à lista.
Atenção:
  • Em relação ao 12º, eu sugiro principalmente os livros que façam uma revisão de todos os anos do ensino secundário, pois para a matéria de 12º, os alunos já têm o livro de texto adoptado pela escola
  • não atribuo uma classificação aos livros (...) a não ser se merece estar aqui ou não...
  • Esta página pode ser editada a qualquer altura do ano lectivo para correcções ou juntar outros livros
OBS: sendo eu contra o acordo ortográfico de 1990, tento escrever com termos que se mantenham inalterados perante o acordo. Quando tal não for possível, sigo a ortografia anterior a esse vergonhoso acordo.
Mas eu, não sou editor de nenhum destes livros, portanto... quem como eu é contra, não tem grandes alternativas.

Livros recomendados anteriormente:

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Explicações 2017/2018

Explicações de Matemática (ensinos secundário e superior)

Individuais ou grupos até 4 pessoas



[Funchal]


Matemática A: Aceito pedidos de informações, pré-inscrições e inscrições a partir de 1 de Setembro [email email].
Matemática B, cursos profissionais & MACSs: No presente ano lectivo, não está previsto (por outras, palavras, não aceito), mas se houver pelo menos 3 inscrições para uma turma, a situação será analisada (e caso funcione, em caso de desistências a turma é cancelada se tiver menos de 3 inscritos)
Ensino superior (várias cadeiras de natureza Matemática): mandem-me email para email
a qualquer altura.

Também estou contactável via facebook em https://www.facebook.com/CpMathExplicacoes/
Preços: Tabela para o ano lectivo 2017/2018 - Dar dois cliques NA FOTO! Mas atenção aos pré-requisitos deste ano!

Todos os alunos, incluindo antigos alunos,após combinados horários, deverão preencher uma ficha de inscrição nova.
As fichas de inscrição estão disponíveis abaixo.

Transferir para o computador, preencher e enviar para email indicado na ficha (Abrir o link correspondente e em cima, à esquerda, clicar sobre o ícone transferir).

Ficha de inscrição
Ensino Secundário
Ficha de inscrição
Ensino Superior

Outros projectos de natureza Matemática (não necessariamente explicações ou ensino): enviar-me email .

Quando for possível deixo mais informações neste blog.

Última modificação : 28/08/2017
 

PS:
  • Os meus explicandos têm acesso a algum Material exclusivo
  • Ao longo do ano lectivo, este blog sofre algumas alterações.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

eθ i=cos θ + i sen θ
O novo cis

Uma das novidade do 'novo' programa de Matemática A,a ser introduzido no ano lectivo 2017/2018, é que em vez de escrever

cis θ = cos θ + i sen θ

define-se
eθ i = cos θ + i sen θ

No secundário, eu não sou o maior fã desta 'nova' definição, porque (a menos que me tenha escapado algo) no secundário, não é justificado porque é que se usa justamente o e como base desta exponencial.
Portanto, se eu não quiser que os meus explicandos simplesmente levem com a fórmula por 'imposição' (porque afinal de contas, estamos a redefinir/generalizar a exponencial de base e, e há sempre alguém curioso... ) uma hipótese é tentar arranjar uma "dedução" que sugira aos alunos porque se define assim e não de outra forma.
Tentando evitar séries de Maclaurin (só porque quero tentar introduzir o mínimo possível de 'matéria nova' fora do programa aos alunos), pensei em duas (agora três...) deduções possíveis da fórmula, ambas da minha autoria.
Uma já partilhei na net no passado, no blog CarlosPaulices no século XXI, e outra, que recorre ao conceito de "osciladores harmónicos" também introduzido no novo programa de Matemática A, foi partilhada hoje no meu blog Zona Exacta.
Esta segunda tem alguns problemas ... tem muitos malabarismos para que eu possa apresentar a um aluno médio do ensino secundário, e na verdade não se prova que as fórmulas da 'dedução' são as soluções gerais daquelas equações, isto é, que dão todas as soluções possíveis!...
Nesta fase, parece-me apenas ser possível e aceitável, verificar que são soluções.
Com sorte, pode ser que ainda consiga trabalhar esta 'dedução' por forma a se apresentar menos agressiva ao aluno médio deste novo ensino secundário.
Enquanto escrevia este texto, ocorreu-me uma forma mais simples de fazer a 'dedução': pode ver no mesmo blog Zona Exacta, a nova dedução.
Sem, para já, tocar em séries, aceito qualquer sugestão com que o leitor possa contribuir... sem urgências.
Para já, se algum aluno perguntar... apresento a terceira! Se entretanto aparecer outra(s), deixo um link abaixo, na zona "PS".

PS:

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Complex0 : Casio fx-9860G & fx-CG20

Um programa para números complexos
PS:
  • Para fazer download dos programas, dar três cliques sobre a animação correspondente à sua calculadora, e depois um sobre o ícone que aparecer
  • Sugiro a quem fez download antes de 02/06/2017 que actualize para a versão actual. (Na verdade basta actualizar apenas o programa ++ANGULO)
  • Instalação de ficheiros .g3m em calculadoras Casio CG*0

terça-feira, 23 de maio de 2017

Aquela religião

Alguém de bom senso acredita mesmo que sem trabalho "em casa", com UMA explicação por semana, se safa no secundário a Matemática A?


Eu respondo: Todos, mas mesmo todos os anos os anos aparecem-me vários crentes! Tantos que penso ser uma religião.

Curioso é que na tabela de preços que tenho no blog, antes dos preços há sempre um aviso sobre a necessidade do "trabalho extra".

Eu não quero que me paguem mais explicações. Quero que trabalhem!
Há dias em que dou comigo a pensar "Para que me ando eu a cansar?"
Não se consegue ajudar quem não quer ajuda.
Não foi à toa que há alguns anos escrevi um texto "Explicações não são para quem precisa, são para quem quer"...
Alguém me censura se num futuro próximo eu começar a recusar/dispensar explicandos?
Contrariamente às aulas, explicações não são obrigatórias!
E ao menos eu ganho alguma paz de espírito...

PS: Em virtude deste texto, juntei ali à barra lateral direita do blog este documento.