\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\arcsen}{\mathop{\rm arcsen}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

Explicador

O meu nome é Paulo, Carlos Paulo. Sou matemático, formado em Matemática.
Porém os meus conhecimentos expandem-se por várias outras áreas do conhecimento.

Poderia ter tirado mais cursos, mas vários episódios do meu passado fizeram-me perder a confiança nas instituições de ensino (superior).
E atenção: eu fui professor no ensino superior!

Depois de imensos anos como explicador, essa confiança não só não regressou, como baixou.
Acabei o secundário no milénio passado, com 20 a Física e Matemática.

Licenciei-me em Matemática, também no milénio passado na Universidade da Madeira. Portanto a minha licenciatura é "pré-Bolonha".

Algures na primeira década do século XXI tentei tirar dois mestrados, mas tanto a minha saúde como a personalidade intragável de alguns maus profissionais viraram-se contra mim, e optei por abandonar ambos.

Recentemente tirei dois cursos de Mecânica Quântica online, em Stanford. Com notas tão altas que vou omitir, porque não é para me gabar que estou aqui.
É para vos mostrar que tenho plena noção que há algo bem de errado em Portugal.
Em todas as profissões há bons e maus profissionais.
Tal como bons e maus alunos.

Todos os meus explicandos são filhos, sobrinhos, netos...familiares de alguém. E eu importo-me.
Eu gosto e importo-me com os meus explicandos (e até ex-explicandos, gosto de ter notícias deles). Gosto de os ver ter sucesso. Deixei de ter grupos de trabalho nas redes sociais.

Portanto, e como eu ainda tenho noção das coisas, não me levem a mal, mas eu tive de aprender a ser um pouco selectivo...

Se vão me procurar, não me façam perder o meu tempo.
São os alunos que têm de estar interessados. Não aceito alunos que só me apareçam por vontade dos pais.
São os alunos que têm de trabalhar. Eu tiro-lhes todas as dúvidas que devam ser tiradas, desde que os alunos me mostrem esforço, caso contrário, são convidados a procurar outro.

Alunos com excesso de actividades extra-curriculares: STOP
Comigo não há lugar para vocês! Vão procurar outro.
Matemática não é "só" mais uma disciplina! É a espinha dorsal de muitas áreas da ciência e da tecnologia. Requer tempo e dedicação, e não quero saber da vossa opinião para nada! Eu já estou nisto há duas décadas! Querem essas actividades todas fiquem com elas, mas ficam sem mim!

Alunos do ensino profissional, MACS e Matemática B: STOP
Também não tenho lugar para vocês.
Muitos de vocês metem-se nesses cursos para fugir à Matemática (A), ou pior, mal orientados! E eu estou farto desses alunos.
Paga o justo pelo pecador: O que não faltam são explicadores.

Aliás, se eu adoecer ou mesmo morrer a meio de um ano lectivo muitos de vocês simplesmente mudam de explicador sem verter uma lágrima sequer.
Assim sendo, digam-me porque vou gastar o meu tempo com pessoal desinteressado? Por dinheiro? Pela minha saúde mental, prefiro morrer à fome.
Última actualização: Sete de Dezembro de 2019.