\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\arcsen}{\mathop{\rm arcsen}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mitos e Lendas (I)


Por vezes a conversar com alunos em explicações, perguntam-me se o que tenho no meu site é verdade, se acabei mesmo o secundário com 20 a Matemática. Sim, é verdade. E a Física também...
No entanto, em explicações não são as minhas notas nem as minhas glórias do passado que valem, até porque garanto que tive a minha dose de insucessos, com os quais também aprendi muito.
Em explicações penso que é mais útil avaliarem a minha capacidade de contribuir para o sucesso das pessoas que me procuram. Em vez de ter uma página com testemunhos... penso que deve ser mais útil as pessoas falarem com actuais e antigos explicandos meus.
Não comecei nisto propriamente "por gosto". Na verdade, consegui 20 a Matemática sem explicações e cheguei a passar, por vezes com excelentes notas algumas disciplinas no (ensino) superior indo a muito poucas aulas, e , mais uma vez, sem explicações (recorde-se que a minha saúde traíu-me algumas vezes) .
Portanto, cheguei a olhar para "explicações" como uma espécie de "prostituição".
De repente, no final do secundário começaram a aparecer pedidos. Durante a licenciatura cheguei a dar explicações à borla nos meus tempos livres, por forma a evitar conflitos com alguns contratos que eu tinha assinado, e porque tinha curiosidade em perceber o que levava as pessoas a procurar a explicações.[Note-se que o que partilho neste blog, é à borla...]
Há um pouco de tudo. Desde o aluno que não tem bases ao aluno que não sabe estudar, ou o aluno que não está preparado para um professor mais exigente.
A necessidade de explicações vem de não termos um sistema de ensino perfeito, e de os professores serem apenas humanos.
No caso do ensino superior, faz-me alguma impressão a incapacidade de alguns alunos que não fazem outra coisa na vida, se dedicarem ao estudo!
Há mesmo deles que vão às aulas, vão à explicação, e NUNCA estudam sozinhos!
Bem, eu não dou "aulas", nem dou soluções rápidas. Tento corrigir maus hábitos, e sim, tenho mesmo de contribuir com parte dos meus conhecimentos matemáticos, e por vezes com algum software para as calculadoras que pode servir de auxiliar no estudo ou para confirmar soluções (Não há milagres, nem software que resolva passo por passo porque assim não se corrigem os maus hábitos...).
Trabalho sempre com grupos pequenos (o que me leva a ter alguns preços inflacionados em certas situações)
Quem me conhece sabe que não tenho nem nunca tive interesse em dar aulas (isso, duvido que mude)
O meu interesse é mais "trabalhar em Matemática". Mas tendo em conta a "qualidade humana" de alguns matemáticos com quem já trabalhei passei a ser um pouco selectivo. Mas também já tive de recusar ofertas por aparecerem na altura errada, ou por exigirem que eu tenha deslocações em que as despesas não compensam o lucro, nem o esforço...
Nesta fase da vida, quero lá saber se vai me abrir ou fechar portas. Sem bom ambiente, o projecto não me interessa, e a monotonia, também não.
Mitos e lendas sobre mim... pá... eu sou apenas humano!

Sem comentários:

Enviar um comentário