\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\arcsen}{\mathop{\rm arcsen}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Tecno-coiso-logia

Não sou o maior fã do uso abusivo de calculadoras.
Vou começar por sugerir a leitura de
http://cpaulof2.blogspot.pt/2011/10/calculadoras-e-o-calculo-mental-i.html
no meu blog carlospaulices no século XXI (isto porque assim dou oportunidade a outro Carlos Paulo de ter carlospaulices noutros séculos)
Nesse post falta uma animação, que desde 2011 "desapareceu". Estava no meu antigo site de explicações, que tive de fechar. Assim que a reencontrar nos meus arquivos volto a por online.

Durante um ano lectivo costumo escrever e fornecer vários programas para os vários modelos de calculadoras que os alunos me trazem, sempre por forma a ajudar a aprendizagem, ou a conferir resultados (isso de resolver passo por passo, numa calculadora que pode ser utilizada em exames está fora de questão).
Alguns programas são seleccionados para ser postos online, e outros são exclusivos para os meus alunos (por exemplo nas máquinas a cores poucos alunos estão muito dispostos a distribuir software com a sua foto, e em algumas é mesmo possível fazer um programa deixar de funcionar se não estiver na calculadora com o número de série certo).

Saber usar uma calculadora é muito diferente de saber Matemática, e as pessoas hoje em dia confundem as duas coisas.

Bem, há 20 anos eu sabia usar e programar calculadoras e computadores e houve idiotas que me confundiram com um informático (sinto-me simpático hoje, deixem lá a palavra idiotas ficar no sítio).

Na verdade há muita coisa nos actuais programas do secundário onde se utiliza a tecnologia, mas esta é dispensável. Por alguns professores se terem "apaixonado" pela tecnologia, não significa que esta seja mesmo necessária.

Ainda hoje me revolta a obrigatoriedade do uso de calculadoras gráficas no ensino secundário.
Se facilitam muita coisa? Claro que sim. Mas daí a torná-las indispensáveis ou mesmo obrigatórias...
E nem vou falar de software proprietário!

Assim tenho de olhar com bons olhos, temas como a lógica no 10º ano ou a axiomática de probabilidades no 12º, por obrigarem os alunos a um tipo de raciocínio diferente daquele a que estão habituados.
(Atenção, eu sei dar uso legítimo à calculadora nessas áreas, como alguns dos meus explicandos poderão confirmar, ou como já viram por cá neste blog quando mostrei um programa "tabelas de verdade", mas será mesmo mesmo necessário? )

Usem a tecnologia, sim, mas sem abusos, e mostrando também como abordar os problemas sem recorrer a ela... (por exemplo, eu hoje estou a sobreviver em Windows sem touchscreen, touchpad ou rato..)

Sem comentários:

Enviar um comentário