\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Por favor, respeitem os Direitos de Autor

Da última vez que comprei uma pen-drive, tinha discriminado na factura uma taxa associada à protecção de direitos de autor.
É um pouco ridículo tendo em conta o uso que lhe estou a dar. Na verdade eu sou o autor de quase todo o seu conteúdo. Só não sou autor do formato pdf, nem do formato otd, nem dos tipos de letra, do alfabeto etc... mas sou o autor dos documentos.
Duvido que o governo português contribua de alguma forma para o desenvolvimento desses formatos, portanto, na verdade, essa taxa é simplesmente um roubo.
Como eu está a maioria dos portugueses.
Comparada com a população de todo o país, penso que a população de piratas deve ser negligível.

Por outro, de vez em quando encontro documentos online que uso nas minhas explicações. Tenho sempre o cuidado de referir, ou deixar mesmo explícito no documento onde o obtive (os meus explicandos são minhas testemunhas).

Mais ainda, só por isso é que este blog existe! Como sempre obtive gratuitamente e beneficiei de algum material na internet, sinto-me na obrigação moral de também contribuir.
Embora, para já, ainda tenha pouca coisa, isto é um trabalho contínuo. Vai sendo feito à medida da minha disponibilidade informática e temporal.

No passado já vi plágios feios, de fichas de trabalho minhas, de programas de calculadoras meus (quando há bugs nesses programas, espero que quem plagiou faça o favor de os corrigir e não de me apontar o dedo, porque na maioria dos casos o "bug" deve-se ao plágio).

Recentemente, o autor do site e página do facebook "Recursos para Matemática" deixou online um desabafo (e com razão...) por ter conhecimento de situações de plágio do material que deixa disponível online.

Eu próprio, para além de material original meu, uso material dele e de outros, (como por exemplo do professor Roberto Oliveira,  ou do professor Paulo Correia, só para nomear alguns), e acho muito reprovável não se referir a origem dos exercícios.

Conheço casos em que alunos foram expulsos de exames com consulta por terem levado fotocópias de um livro onde o autor do livro era professor da disciplina.
Tendo em conta que isso demonstra desprezo pelo autor, tenho de concordar com a atitude...

Se querem que eu continue o meu trabalho online, por favor, respeitem os direitos de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário