\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\arcsen}{\mathop{\rm arcsen}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sugestões de livros para o 3º ciclo e ensino secundário 2016/2017

Os livros que se seguem são livros que podem ser sugeridos aos alunos que pretendam trabalhar com um apoio extra (em Portugal) mesmo sem recorrer a explicações.
Esta página estará disponível até ao final do presente ano lectivo a partir do menu Livros/sugestões, por baixo do título da página.
Quanto aos livros recomendados, esta lista não é exaustiva e pode aumentar ao longo do ano.
Como habitualmente, aos alunos que frequentam as minhas explicações, não exijo qualquer material extra a não ser o que eu próprio forneço. No entanto, no presente ano lectivo, recomendo fortemente o livro da raiz editora aos meus explicandos de 12º que queiram tentar chegar ao 19-20.

AnolivroTítuloautor(es)Edição/AnoEditora
Matemática
Preparar os Testes
Ana Gabriela Moreira
Gabriela Rodrigues Armelim
com a colaboração de
Maria João Vieira
Sónia Barbosa
2ª Edição/2014
(Atenção, não recomendo as versões anteriores a 2013)
Texto Editores
Ases da Matemática - 8.º Ano???
Edição mais recente :
05-2016
Porto Editora
10ºPreparação para o Exame Final Nacional - Matemática A - 10.º Ano???Edição 2015
Atenção ao material disponível em http://www.escolavirtual.pt/
Porto Editora
10ºMatemática
Preparar os Testes
(METAS CURRICULARES - programa novo)
Roberto Oliveira1ª Edição/2015 Texto Editores
12ºPreparar o Exame 2017 - Matemática A - 12.º AnoAna Sofia Martins
Helena Salomé
Liliana dos Prazeres Silva
José Carlos da Silva Pereira
Edição? 2016 Raiz Editora
12ºPreparar o Exame Nacional Secundário -
Matemática 12.º ano
Coleção: Preparar o Exame Nacional
Roberto Oliveira2014? Texto
12ºPreparação para o Exame Final Nacional - Matemática A
2017
Maria Augusta Ferreira Neves
Luis Guerreiro
2016
Atenção ao material disponível em http://www.escolavirtual.pt/
Porto Editora
De notar que não recebo qualquer tipo de comissão sobre a venda destes livros, nem sequer tenho qualquer desconto na compra deles porque sendo apenas explicador, ou seja, não estando colocado numa escola, as editoras "não me reconhecem" como professor...
Simplesmente passei os olhos com algum cuidado em cada um deles e merecem a minha aprovação.
Se conhece outros livros igualmente bons, ou melhores na sua opinião, envie-me uma sugestão, eu consulto o livro assim que me for possível (por exemplo num hipermercado ou na fnac ou numa bertrand) e se eu concordar que é um bom livro, terei todo o prazer em juntá-lo aqui à lista.
Atenção:
  • Em relação ao 12º, só devem ser considerados os livros que façam uma revisão de todos os anos do ensino secundário
  • não atribuo uma classificação aos livros (...) a não ser se merece estar aqui ou não...
  • Esta página pode ser editada a qualquer altura do ano lectivo para correcções ou juntar outros livros
OBS: sendo eu contra o acordo ortográfico de 1990, tento escrever com termos que se mantenham inalterados perante o acordo. Quando tal não for possível, sigo a ortografia anterior a esse vergonhoso acordo.
Mas eu, não sou editor de nenhum destes livros, portanto... quem como eu é contra, não tem grandes alternativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário